Escolha uma Página

Restauração de Dentes Direta e Indireta

Restauração de dentes direta e indireta – têm por finalidade devolver forma e função de dentes previamente quebrados, cariados, desgastados ou originalmente diferentes de sua forma natural.

Podem ter também objetivos puramente estéticos, casos em que o paciente não está satisfeito com seu sorriso.  

Você sabe qual a diferença entre restauração direta e indireta?

Restauração Direta

 

Restauração Direta é o preenchimento de uma cavidade do dente, com um material restaurador em uma única sessão odontológica.

O material mais utilizado é a resina fotopolimerizável. Existem várias marcas e tipos, cabe ao dentista avaliar e utilizar a resina mais adequada para o procedimento.

Como é feita uma restauração direta?

A cavidade a ser restaurada é higienizada e o profissional preenche a cavidade por incrementos de resina até recuperar a forma e a função adequada. Depois, dá acabamento, polimento e faz ajuste oclusal para que a restauração fique perfeitamente adaptada.

Restauração Indireta

 

Restauração Indireta é a recuperação de forma e função do dente por meio da cimentação de uma peça protética feita sob medida, na forma de uma coroa total ou uma onlay.

A diferença entre elas é a quantidade da estrutura do dente que precisa ser restaurada:

Coroa Total

Uma coroa total substitui a coroa completa de um dente. Indicada para casos em que há apenas raiz do dente, ou a coroa está com pouquíssima estrutura dental.

Onlay

A onlay preenche uma cavidade menor, recobrindo cúspides ou não, incluindo parte da superfície de mastigação.

Na maioria dos casos de restauração indireta, é necessária a confecção dos chamados pino e núcleo, componentes que servem para aumentar a retenção e distribuir as forças de mastigação. Cabe ao profissional indicar o caso em que são necessários esses componentes.

Os principais materiais utilizados hoje em dia são os chamados Cerômeros e Porcelanas. A Metalo – cerâmica ainda é utilizada (metal e porcelana por cima), mas está caindo em desuso por ser menos estética.
Existem também as restaurações indiretas estéticas, feitas em dentes anteriores. São as chamadas facetas ou lentes de contato: é feito um desgaste no dente, moldagem e confecção das lentes pelo protético. Depois, são cimentadas como uma “capa” nos dentes da frente.

Normalmente esse procedimento é feito em duas visitas ao dentista.

Primeira visita – moldagem e restauração temporária

São removidos quaisquer resíduos de deterioração e/ou restaurações antigas, de forma que o espaço seja cuidadosamente limpo e preparado. Quando necessário, são feitos pino e núcleo.

É feita a moldagem, e o molde é usado para que a restauração se ajuste perfeitamente ao espaço. É feita uma restauração provisória e temporária para a proteção do dente enquanto a restauração definitiva é feita em laboratório especializado.

Segunda visita – restauração definitiva

A restauração é cuidadosamente cimentada no dente, e eventualmente são necessários alguns ajustes para garantir o encaixe perfeito e uma mordida confortável.

O paciente também recebe instruções sobre os cuidados necessários para a conservação da restauração. Boas práticas de higiene oral, uma dieta adequada e visitas regulares ao dentista colaboram para que a restauração tenha vida útil bem longa.

Restaurações diretas ou indiretas, qual a mais indicada?

 

A indicação depende do tamanho da cavidade. As restaurações diretas são indicadas quando a cavidade a ser restaurada é pequena, ou seja, afeta de uma a duas paredes do dente e não é extensa.

As restaurações indiretas são indicadas quando a cavidade a ser restaurada envolve mais de duas paredes do dente, ou quando a cavidade é muito grande, mesmo afetando até duas paredes.

As restaurações indiretas são bem mais resistentes do que as diretas e por isso são indicadas para esses casos em que a cavidade é maior. A peça quando é feita em laboratório sofre bem menos deformação e não há a presença da saliva quando confeccionada, como há na restauração direta. Alem disso, a indireta é cimentada no dente com cimentos fortes, que favorecem a retenção da peça.

Apesar disso, as restaurações diretas são uma excelente opção para quando a cavidade é pequena, já que não há a necessidade de um preparo dental prévio, e portanto não há chance de desgastar estrutura dental sadia.

 

Agende uma consulta com nossa equipe para avaliarmos a sua necessidade.

 

Dra. Ana Luiza Kalaf - Dentista

Dra. Ana Luiza Kalaf

Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!

Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP

Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP

Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142

Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco