Escolha uma Página

Implante Dentário Infantil

Implante dentário infantil – Implante é um pequeno dispositivo parecido com um parafuso, feito de titânio, que é colocado dentro do osso da maxila ou mandíbula, que tem o objetivo de funcionar como raiz de um dente. Em cima desse implante o cirurgião dentista confecciona um dente feito de porcelana ou cerâmica, que atuará como a coroa. Assim temos a substituição de um dente perdido ou faltante pelo implante dentário + a prótese sobre implante.

 

Existe implante dentário infantil?

 

O tratamento com implante dentário não é indicado para crianças. No caso de perda dental precoce ou a falta de um dente permanente é necessário buscar outras opções de tratamento até a criança completar 18 anos ou até o cirurgião – dentista achar necessário.

Por que não podemos colocar implante dentário em crianças?

 

O tratamento com implante dentário, como falado acima, envolve a parte óssea do paciente. As crianças, por estarem em fase de crescimento, não têm as estruturas ósseas formadas completamente. Tanto os ossos da mandíbula quanto da maxila crescem, na maioria dos casos, até os 18 anos alterando o tamanho e a forma da arcada dentária. Além disso, até mais ou menos os 12 anos, há a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes e portanto até essa idade existe a erupção dos dentes permanentes, alterando forma e contorno do sorriso.

Para realizar o tratamento com implante dentário é necessário que o crescimento e a erupção dos novos dentes se estabilizem. O implante se comporta como um dente parado e por isso não acompanha o crescimento facial podendo ficar muito pequeno para o tamanho da arcada, atrapalhar a erupção dos dentes permanentes ou até prejudicar estruturas anatômicas importantes. Por isso, implantes dentários são indicados para pacientes em que a formação óssea já está completa.

Por que devo me preocupar se uma criança perde um dente?

 

Quando uma criança perde um dente é importante buscar alguma alternativa de tratamento, mesmo que esse dente seja de leite (decíduo). Isso porque o dente de leite guarda o espaço do dente permanente, e quando ele é perdido a consequência é a falta de espaço para o dente permanente.

Quando a perda é de um dente permanente, ocorre algo parecido. Os outros dentes ocupam o espaço desse dente perdido, alterando a harmonia e organização dos dentes, resultando alteração da mordida, falta de estética e função.

Qual tratamento é indicado para crianças que perderam um ou mais dentes?

 

Como é uma boca em crescimento e desenvolvimento, não posso usar os mesmos princípios de um tratamento em dentes permanentes, preciso adaptar às características. Devemos sempre buscar a opção de tratamento que devolva a criança função mastigatória, estética, fonética e bem-estar social. 

O tratamento mais indicado hoje em dia é com o chamado mantenedor de espaço. Ele consiste em um pequeno aparelho removível feito a partir do molde da boca da criança no qual colocamos um dente de estoque para substituir o dente que está faltando. O mantenedor de espaço deve ser trocado de acordo com o crescimento da criança, e o paciente pode parar de usá-lo quando o dente permanente começar a nascer (no caso de perda de dente de leite) ou quando o crescimento estabilizar e for feito o tratamento com implante dentário, (no caso de perda de dente permanente). Assim, além do aparelho manter o espaço do dente faltante, devolve função mastigatória, estética e fonética.

Dra. Ana Luiza Kalaf - Dentista

Dra. Ana Luiza Kalaf

Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!

Implantes dentários

Implantes dentários

Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP

Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP

Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142

Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco