Escolha uma Página

Implante dentário e enxerto ósseo

Implante Dentário e enxertos ósseos – Implante dentário é um pequeno dispositivo feito de titânio, que é colocado dentro do osso da maxila ou mandíbula, que tem o objetivo de funcionar como raiz de um dente. É uma excelente opção de tratamento para perdas dentais. 

Com as perdas dentais, surgem também as perdas ósseas. A estrutura óssea da mandíbula e da maxila é dependente dos dentes. Se um dente é perdido e não é reposto, a região óssea em que o dente estava sofrerá reabsorção, ou seja, perda óssea ao longo do tempo.

Para realizar o tratamento com implante dentário é necessário ter uma quantidade de osso mínima. Se o paciente perdeu o dente há um tempo e pode haver falta de osso suficiente na região, impedindo o tratamento com implante dentário. Existe hoje uma opção para que esse osso seja reposto e o tratamento com implantes seja viável: os chamados enxertos ósseos.

 

O que são enxertos ósseos?

 

Enxertos ósseos são materiais que podem ser sintéticos (fabricado) ou autógenos (do próprio corpo) e têm como objetivo uma nova formação de osso local.

Quais os tipos de enxertos ósseos?

 

Autógeno
É o tipo de enxerto ósseo em que o osso usado para repor a perda óssea é do próprio corpo do paciente, como por exemplo uma parte do osso da mandíbula

Heterógeno
É o tipo em que o osso tem origem de um doador de outra espécie, podendo ser de origem bovina ou suína. 

Sintético
Esse tipo de enxerto é fabricado e pode ser de diferentes materiais, sendo esses biocompatíveis. Por terem essa característica de biocompatibilidade apresentam índices de rejeição muito baixas. 

Homógeno
Os enxertos ósseos homógenos são aqueles que o osso tem origem de outra pessoa.

Como é feito o enxerto ósseo para implante dentário?

 

O enxerto ósseo é feito pelo dentista e é um procedimento cirúrgico. 

Antes da cirurgia, o profissional solicita uma tomografia, na qual avaliará a necessidade real do enxerto e qual a altura, largura e profundidade da perda óssea. Assim, o cirurgião dentista planeja o tratamento de acordo com a necessidade do paciente. 

A cirurgia é relativamente simples, começando pela anestesia, abertura de retalho da região, colocação do enxerto ósseo e assim, fechamento do retalho por meio de uma sutura. 

É necessário aguardar de 4 a 6 meses para continuar o tratamento após a colocação do enxerto ósseo. Isso acontece porque precisa haver formação óssea a partir do material colocado e esse processo não é rápido. Após esse intervalo de tempo, o profissional solicitará outra tomografia, confirmando a formação de novo osso e dando continuidade ao tratamento com implante dentário.

Quantos dias de repouso para cirurgia de enxerto ósseo?

 

O tempo de recuperação após realizar enxerto ósseo é em torno de 7 dias. O paciente deve evitar grandes esforços, comer alimentos mais líquidos e pastosos e evitar alimentos muito quentes. 

Após os 7 dias, o cirurgião – dentista volta a ver o paciente e, se tudo estiver como esperado, é liberado para voltar à rotina.

Como saber se preciso de enxerto ósseo antes do tratamento com implante?

 

Para saber se você precisa de enxerto ósseo, é necessária uma avaliação com um bom profissional. Ele solicitará exames radiográficos, fará um exame clinico completo e assim poderá planejar o melhor tratamento para você!

Dra. Ana Luiza Kalaf - Dentista

Dra. Ana Luiza Kalaf

Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!

Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP

Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP

Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142

Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco