Escolha uma Página

Implante Dentário e Bisfosfonatos

Implante Dentário e Bisfosfonatos – tire suas dúvidas.

 

O que são Bisfosfonatos?

 

Os Bisfosfonatos são medicamentos usados para tratamento de doenças osteodegenerativas, como a osteoporose, e para terapia no caso de tumores metastáticos, como câncer de mama. Eles atuam no processo de remodelação do osso, pois inibem células ósseas chamadas de osteoclastos.

Podem ser utilizados tanto por via oral quanto por via intravenosa, e o tempo e dose de administração depende da doença e da terapia proposta para a doença.

Qual a relação entre os Bisfosfonatos e o implante dentário?

 

Como dito anteriormente, os Bisfosfonatos são medicamentos que atuam na remodelação do osso, que é um processo necessário para haver formação óssea. Em resumo, para formar osso novo é preciso que haja primeiro reabsorção óssea para depois haver aposição (formação) óssea. Esse é o processo chamado de remodelação.

A osseointegração dos implantes, ou seja, a junção entre o implante e o osso do paciente depende de formação de osso, portanto depende do processo de remodelação óssea. Como os Bisfosfosnatos agem diretamente sobre a remodelação óssea, isso nos leva ao questionamento sobre a influência desse medicamento nas cirurgias de implante dentário.

O tratamento com implantes dentais em pacientes que fazem uso de Bisfosfonatos ainda é algo controverso, mas é de extrema importância a cautela na indicação do tratamento com implantes em pacientes que fazem uso desse medicamento.

O que a má indicação do tratamento com implantes dentais em pacientes que fazem o uso de bisfosfonatos pode causar?

 

O surgimento da osteonecrose, ou seja, a “morte” do osso ao redor de implante que vai se espalhando para todo o osso é a complicação que pacientes que fazem uso do Bisfosfonato podem sofrer, pois eles inibem a reabsorção óssea e o processo de formação óssea depende da reabsorção. Essa patologia atrapalha gravemente na qualidade de vida, podendo levar a perda do osso necrótico (morto), causando dor na mandíbula ou na maxila e morbidade ao paciente afetado. Por isso, a indicação de implante nesses casos precisa ser feita com muita cautela.

Pacientes que fazem uso de Bisfosfonatos nunca poderão fazer tratamento com implante dentário?

 

Não necessariamente. As complicações relacionadas com o uso de Bisfosfonatos no tratamento com implante dentário são diretamente relacionadas com o tempo de uso do medicamento, a dose que é administrada e a via de administração. Por isso é necessária uma avaliação completa do paciente e o estudo de todas essas informações. O ideal até é entrar em contato com o médico do paciente para informações os mais fiéis possíveis. Existe a possibilidade, dependendo dessas informações, do uso do medicamento não causar qualquer perigo. Assim é possível indicar ou não o tratamento com implante de forma segura.

Como saber se posso fazer implante dentário se uso Bisfosfonatos?

 

Para saber se o implante dentário é uma possibilidade, é necessária uma avaliação com um cirurgião-dentista. Só ele, com todas as informações necessárias, exames pré-tratamento e radiografias, pode afirmar se o paciente pode ou não colocar implantes sem riscos.

Dra. Ana Luiza Kalaf - Dentista

Dra. Ana Luiza Kalaf

Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!

Implantes dentários

Implantes dentários

Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP

Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP

Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142

Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco