Implante dentário de porcelana
Implante Dentário de Porcelana – Para entender como é um implante dentário de porcelana, primeiro é importante saber como é feito um implante dentário.
O tratamento é sempre dividido em duas fases. A primeira é a fase Cirúrgica, que tem como objetivo colocar o implante dentro do osso, que servirá como raiz do dente.
Depois aguarda-se de 4 a 6 meses para seguir para a fase Protética. Nessa fase será colocada a coroa do dente sobre o implante.
Porcelana ou cerâmica?
Muita gente pergunta sobre implante dentário de porcelana ou implante dentário de cerâmica. A porcelana é um tipo de cerâmica, por isso podemos chamar apenas de porcelana.
É importante entender que o implante propriamente dito é um pequeno parafuso que é colocado dentro do osso, funcionando como raiz de um dente anteriormente perdido ou faltante. Esse parafuso é de um material chamado titânio (fase cirúrgica).
Acima desse parafuso que serve como raiz, é confeccionada uma coroa de dente feita de metal e recoberta por porcelana para dar a cor do dente (fase protética).
Portanto, porcelana é o material usado para confeccionar a coroa do dente, acima do implante, chamada comumente de prótese sobre implante.
Como a prótese sobre implante de porcelana é feita?
O cirurgião-dentista confecciona um dente exatamente do jeito que o paciente precisa, em termos de tamanho, formato e cor.
Para isso, é necessário um molde da boca do paciente e da posição exata do implante que está servindo como raiz.
O profissional tira o molde do paciente e avalia a cor dos outros dentes para o novo ficar igual. Esse molde é enviado para um protético que confecciona o dente.
A prótese sobre implante é feita pelo protético, sendo de metal por baixo e recoberta por porcelana/cerâmica.
A cor fica igual a de um dente natural, passando despercebido o metal por baixo da peça, pois uma camada de cor branca bem opaca é colocada para disfarçar a cor metálica.
Depois de pronto, o protético envia a prótese para o dentista que cimenta ou parafusa sobre o implante, dependendo do tipo que foi usado.
A prótese sobre implante precisa ser sempre de porcelana?
Atualmente, o material de eleição para prótese sobre implante é a porcelana, que consegue imitar melhor a estrutura dentária: esmalte e dentina.
Além disso, esse material tem estabilidade química muito boa, e não sofre pigmentação como outros tipos de cerâmica. Portanto, tem alta durabilidade, o que é necessário em uma prótese sobre implante.
A prótese sobre implante de porcelana pode quebrar?
A possibilidade da prótese de porcelana quebrar é muito pequena. Por ser um material resistente e de grande estabilidade química, há poucos casos de fratura. A chance existe quando algo muito duro é mordido sobre a prótese, causando força excessiva sobre ela, assim como um dente natural pode quebrar nesse caso.
A prótese sobre implante de porcelana é fixa?
A prótese sobre implante é fixa. Ela é cimentada ou parafusada em cima do implante, dependendo do tipo, e fica fixa sobre ela.
Em alguns casos, o paciente pode sentir a prótese mole, o que pode acontecer quando ela não foi parafusada com o torque correto, quando o paciente tem bruxismo ou quando o paciente morde algo muito duro.
Nessa situação, o paciente deve se dirigir ao seu dentista para a prótese ser apertada. A prótese sobre implante pode ser removida pelo dentista em casos de necessidade, como por exemplo, para higienização.
Dra. Ana Luiza Kalaf
Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!
Implantes dentários
Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP
Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP
Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142
Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco