Implante dentário de carga imediata
O tratamento com implante dentário convencional é feito em duas fases. A primeira é a fase Cirúrgica, que tem como objetivo colocar o implante dentro do osso, que servirá como raiz do dente.
Depois disso, aguarda-se de 4 a 6 meses para seguir para a segunda, que é chamada de fase Protética. Nessa fase, será colocada a coroa do dente sobre o implante.
O que é implante dentário de carga imediata?
Como o próprio nome já diz, implante dentário de carga imediata é o tipo de tratamento em que são realizadas as duas fases (cirúrgica e protética) em uma sessão. Portanto, a coroa do dente é colocada sobre o implante no mesmo dia da cirurgia de colocação do implante, não precisando aguardar meses para concluir o tratamento.
Como é feita a carga imediata?
A parte cirúrgica da colocação do implante, no caso da carga imediata, é idêntica ao tratamento convencional. O que difere é a fase protética: A coroa sobre o implante será confeccionada antes da cirurgia para ser parafusada ou cimentada no mesmo dia da colocação do implante.
Portanto é feita a cirurgia de colocação do implante e em seguida é colocada a coroa sobre o implante.
Atenção: a coroa pode ser provisória ou definitiva, depende do plano de tratamento estabelecido pelo profissional.
Quem pode fazer implante de carga imediata?
No tratamento de implante convencional há um tempo de espera entre as duas fases. Este tempo serve para evitar cargas excessivas sobre o implante e assim haver osseointegração do implante com o osso do paciente, ou seja, a junção do novo dispositivo com a mandíbula ou a maxila.
O implante de carga imediata não requer um tempo de espera entre a fase cirúrgica e a fase protética e por isso, precisa ser indicado com bastante cuidado.
O paciente precisa ter qualidade óssea boa, ser jovem e não ter problemas sistêmicos. Além disso, o tratamento com carga imediata requer cuidado, pois mesmo com a coroa já na primeira sessão, o paciente não pode morder nada duro em cima da prótese e nem exercer força excessiva sobre ela, para assim haver a osseointegração.
Quais as vantagens e desvantagens do implante dentário de carga imediata?
A principal vantagem do implante de carga imediata é a rapidez:
- Rapidez no tratamento
- Rapidez na devolução da função mastigatória
- Rapidez na devolução da estética
As desvantagens se resumem ao risco que esse tratamento pode oferecer. Como não há tempo para osseointegração, os riscos aumentam:
- Risco de rejeição do implante
- Risco do implante cair
- Risco de infecção
- Cuidado minucioso com o novo implante
- Valor alto
Como saber se posso fazer implante de carga imediata?
Para saber se para você é indicado esse tipo de tratamento, é necessário passar em consulta com um cirurgião dentista. Apenas ele, através de exames clínicos e radiográficos, poderá concluir se este tratamento é adequado para você!
Dra. Ana Luiza Kalaf
Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!
Implantes dentários
Implantes dentários
Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP
Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP
Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142
Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco