Fotos do casamento: já cuidou do seu sorriso?
Garanta as fotos do casamento: inclua uma visita ao dentista na sua agenda. A prevenção evita surpresas na lua-de-mel, e tratamentos estéticos corrigem imperfeições do sorriso que será eternizado nas fotos.
Fotos, muitas fotos… E o sorriso amarelado. Ou aquela falha aparecendo. Ou então, o pior dos pesadelos de uma noiva: dor de dentes em plena lua-de-mel.
Foi exatamente isso que aconteceu com uma noiva em meio a uma viagem dos sonhos para Punta Cana.
“A cada seis meses nós agendamos a prevenção bucal dos nossos pacientes”, explica a Dra. Ana Paula Kalaf, especialista em tratamentos dentários para noivas. “Só que essa moça estava no meio do furacão dos preparativos do casamento e preferiu deixar para quando voltasse da viagem. Resultado: muita dor durante a lua-de-mel num dente que precisava de tratamento de canal.”
Isso poderia ter sido evitado com um simples exame de prevenção.
Além da prevenção de problemas mais graves, também podem ser feitos tratamentos estéticos que são rápidos e fazem toda a diferença na hora das fotos do casamento.
O ideal é procurar o dentista logo no início dos preparativos, para ter tempo de fazer os tratamentos necessários.
Reserve na agenda um espaço para check-up odontológico. Isso é válido também para o noivo, pais, padrinhos e todos aqueles que querem garantir um sorriso maravilhoso nas fotos desse dia tão especial.
Para ajudar os noivos, resumimos as informações sobre os principais tratamentos. A antecedência de dois meses é uma boa estimativa para a maioria deles.
Condição especial da MSK Odontologia para noivos
Prevenção
O exame de prevenção feito a cada seis meses evita tratamentos mais complexos e caros.
Se a cárie é identificada logo no início faz-se uma restauração simples, evitando o agravamento do problema que pode gerar a necessidade de tratamento de canal, prótese ou implante.
É um exame rápido: se não houver cáries, em meia hora tudo está resolvido. Os procedimentos são a verificação dos dentes, a remoção do tártaro e o polimento, que melhora o aspecto dos dentes e aumenta o intervalo necessário entre os clareamentos.
Duração do tratamento – 1 sessão no consultório.
Clareamento
Clareamento caseiro – A partir de um molde dos dentes são feitas as placas de silicone que serão usadas em casa com o gel clareador durante a noite de sono. As placas ficam com o paciente, que depois pode comprar apenas o gel quando quiser refazer o tratamento.
Duração – 2 semanas.
Clareamento de consultório – É feito pelo dentista. O produto clareador é aplicado diretamente nos dentes, sem uso da placa de silicone. Como é usado um gel de potência mais alta, na primeira sessão o dente já fica pré-clareado. Cada sessão dura entre 50 a 60 minutos.
Duração – 2 sessões no consultório, com intervalo de uma semana.
Clareamento combinado – tem efeito rápido e de ótima qualidade. Combina tratamentos feitos no consultório e em casa, com uso da placa de silicone e gel clareador. Como no clareamento caseiro, o paciente fica com as placas para repetir o tratamento quando necessário.
Duração – 1 sessão no consultório, uma semana em casa.
Lentes de Contato
As lentes de contato são bem finas, feitas individualmente, uma para cada dente. É feito um molde no qual o protético faz o enceramento diagnóstico, que simula como ficarão as lentes considerando aspectos como as proporções entre os dentes e a linha do sorriso.
A partir do enceramento são feitas lentes provisórias em resina, que são colocadas no paciente para que teste durante alguns dias. Ele vai para casa, mostra para amigos e familiares, e avalia se gosta do resultado. Só então serão feitas as lentes de contato definitivas, de porcelana.
Alguns casos em que é indicado o uso de lentes de contato:
- A anatomia dos dentes não é harmônica.
- O dente tem muita restauração.
- Microdontia: os dentes são muito pequenos.
- Diastema: o espaço entre os incisivos superiores.
O enceramento diagnóstico é parte fundamental do planejamento, pois as lentes de contato podem promover mudanças significativas no sorriso e na proporção entre os dentes. Por isso o paciente deve avaliar se o tamanho dos dentes está adequado ou se a forma está combinando com o rosto, para que o resultado fique o mais satisfatório possível.
Duração do tratamento – 3 semanas.
Facetas
A diferença entre a lente de contato e a faceta é a espessura: a lente é mais fina, com um milímetro, e a faceta tem de 2 a 2,5 milímetros.
A faceta é indicada para casos em que o dente é mais escuro, por exemplo, quando tem canal tratado. Nesse dente não dá para fazer lente, porque é muito fina e não cobre a cor escura.
O processo é semelhante ao das lentes de contato: é feito o molde, o enceramento diagnóstico, o teste no paciente com a resina provisória e, após aprovação, é feita a produção do material definitivo em porcelana.
Duração do tratamento – 3 semanas.
Tratamento com resina
Se em meio aos preparativos do casamento não há tempo para corrigir as imperfeições dos dentes, pode ser feito um tratamento com resina. O resultado é imediato e o custo é mais baixo.
Com a resina é possível fazer praticamente tudo o que se faz com facetas ou lentes de contato: fechar diastema, harmonizar a anatomia dos dentes, igualar dentes pequenos ou corrigir dentes fraturados.
A diferença fundamental é que, com o tempo, a resina pigmenta e a cor se altera. Mas se bem cuidado, dura bastante. Os cuidados básicos são a escovação dos dentes após ingerir alimentos de cores fortes e a visita ao dentista a cada seis meses.
Duração do tratamento – Dependendo do número de dentes, é possível fazer em 1 sessão.
Prótese dentária
Se a pessoa perdeu um dente e a falha vai ficar visível no sorriso das fotos do casamento, o ideal é a prótese dentária.
Em casos mais simples de falta de apenas um dente, a prótese adesiva é uma boa opção. A partir de um molde, o protético prepara a prótese que vai ser cimentada nos dois dentes vizinhos à falha. É um tratamento rápido.
Outra opção é a coroa total, em casos em que é preciso tratamento de canal. Se não houver infecção, o canal é feito em sessão única, é colocado o pino e o molde é enviado para o protético, que prepara a coroa a ser colocada.
Existem outros tipos de próteses que podem ser usados de acordo com a necessidade do paciente.
Duração do tratamento – prótese adesiva ou coroa: 2 semanas.
Implante dentário
Se a falha nos dentes for maior e não houve dentes vizinhos para fazer um apoio de prótese, é preciso fazer implante. Esse é um tratamento mais demorado, porque depois de feito, é preciso esperar alguns meses até colocar a prótese definitiva.
Ou seja, para noivos ou padrinhos que têm pressa para fazer um tratamento estético para as fotos do casamento, o implante pode não ser a opção mais adequada.
Entretanto, se feito com a antecedência necessária, é uma excelente opção para recuperar a mastigação e a estética bucal.
Duração do tratamento – entre 4 a 6 meses.
Condição especial da MSK Odontologia:
Ao indicar duas pessoas, se ambas fizerem clareamento a noiva recebe esse tratamento como cortesia. Isso vale também para o noivo!
Se precisar de outros tratamentos, ou se quiser fazer um plano familiar que inclua pais e padrinhos, vamos conversar!
Preencha e envie o formulário abaixo e em breve entraremos em contato.
Dra. Ana Luiza Kalaf
Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!
Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP
Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP
Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142
Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco