Escolha uma Página

Tomografia para implante dentário

IMPORTANTE: não fazemos Tomografia. Este artigo reúne informações sobre o assunto para você tirar suas dúvidas.

 

A tomografia é um exame com princípios parecidos com o exame de Raio X. É realizado por técnicos radiológicos, e sua principal diferença é que possibilita a visualização das estruturas em 3D, ou seja, com altura, largura e profundidade.

Na tomografia as imagens são feitas em cortes e depois agrupadas para formar uma imagem com volume.

Existem 2 tipos de tomografia computadorizadas: a tomografia Helicoidal/Espiral e a tomografia de feixe cônico. Os cirurgiões-dentistas utilizam principalmente a tomografia de feixe cônico.

Para que serve a tomografia?

 

A tomografia é um exame que gera imagens excelentes. Por isso, é solicitada para diagnosticar fraturas, traumas, tumores, processos infecciosos, corpos estranhos, além de também proporcionar uma visão volumétrica da estrutura óssea.

Para que serve a tomografia para implante dentário?

 

O protocolo para realizar implante dentário define que deve ser solicitada uma tomografia antes de ralizar o procedimento.

Esse exame proporciona ao dentista uma visão completa dos ossos da mandíbula e da maxila, o que permite avaliar a quantidade de osso no local em que será feito o implante, as estruturas adjacentes, se há alguma doença não identificada anteriormente, de forma a ter todos os elementos para planejar a cirurgia de implante.

A partir desse exame, o dentista:

  • Escolhe o comprimento e a espessura do implante
  • Estuda qual a melhor posição para o implante ser colocado
  • Verifica se o implante não atingirá o atrapalhará estruturas adjacentes
  • Verifica o estado do osso do paciente
  • Verifica se o paciente precisa de enxerto ósseo

Além da tomografia realizada antes do implante dentário, o dentista também poderá solicitar o mesmo exame após a cirurgia. Nesse caso, o exame serve para verificar a posição do implante e qual o estado do osso ao redor dele.

Como é feita a tomografia?

 

O paciente deita na mesa do tomógrafo, na posição adequada. A cama entra no túnel do aparelho e assim são feitas imagens por meio de raios X, que serão lidas e aparecerão no computador.

 

Quem tem implante dentário pode fazer tomografia?

 

 Sim. Não existe contra-indicação de tomografia para pacientes que têm implante dentário. O titânio, material usado para fazer os implantes, não sofrem nenhum tipo de alteração nos exames de tomografia.

Quando fazer uma tomografia?

 

Você deve fazer uma tomografia apenas quando solicitado por um profissional. É um exame em que o paciente sofre radiação que, apesar de ser pequena, não deve ser feita toda hora. Por isso, em caso de dúvidas, entre em contato com o profissional e passe em consulta para avaliação!

Dra. Ana Luiza Kalaf - Dentista

Dra. Ana Luiza Kalaf

Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!

Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP

Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP

Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142

Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco