Escolha uma Página

Clareamento Dental: tudo que você precisa saber

MSK Odontologia

Dra Ana Kalaf e Equipe

Alphaville e Alto da Lapa - SP

Todos os especialistas num único lugar.

Temos horários flexíveis: agende agora.

“Meus dentes estão mais escurecidos/amarelos, o que eu posso fazer?” 

O Clareamento Dental é uma excelente opção para deixar seus dentes mais brancos e claros, com uma aparência mais saudável. É um procedimento simples e com resultados rápidos, mas que exigem acompanhamento e cuidado do cirurgião-dentista para que não ocorram  problemas.

Por que meu dente é amarelo ou escuro?

A pigmentação dentária pode ter diversos fatores como causa. Os fatores podem ser extrínsecos ou intrínsecos. 

Os fatores extrínsecos são aqueles que vêm de fora do nosso organismo, como alimentos escuros ou com corantes fortes (café, refrigerante, vinho tinto, molho de tomate) e tabaco. Estes pigmentam os dentes, promovendo o escurecimento do esmalte, de forma que a escovação diária não os remove. 

Os fatores intrínsecos são aqueles que vêm de dentro do nosso organismo, como escurecimento pelo uso de antibióticos ou algum outro medicamento, má  formação do esmalte, da dentina ou alguma condição genética.

O que é clareamento dental?

Clareamento dental é um procedimento feito com agentes clareadores, aplicados sobre os dentes para promover o clareamento dos mesmos. 

É um procedimento estético feito pelo cirurgião dentista, para clarear os dentes a partir de sua cor original ou até clarear dentes nos casos em que são naturalmente escurecidos. 

Como funciona o clareamento dental?

O procedimento de clareamento dental é feito aplicando-se um gel clareador sobre os dentes. Estes géis podem ser de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Ao entrar em contato com a superfície do dente, o peróxido se decompõe, quebrando as moléculas de pigmentos em moléculas menores, através da oxidação e redução dessas moléculas. 

Quais os tipos de clareamento dental?

Existe o clareamento dental caseiro, clareamento dental de consultório e o clareamento dental combinado.

Como é feito o clareamento dental caseiro?

O clareamento caseiro é feito com a aplicação do gel em uma moldeira personalizada, usada em casa durante a noite por, em média, 2 semanas.

Na primeira sessão o profissional molda o paciente e faz uma placa ou moldeira de clareamento. Ele entrega a bisnaga ou seringa do gel clareador, que é  colocado na moldeira para entrar em contato com os dentes durante a noite.

Nesse caso, o gel usado é o peróxido de carbamida. É necessária a supervisão do cirurgião-dentista para evitar sensibilidade ou problemas maiores.

Como é feito o clareamento dental de consultório?

Dependendo da coloração do dente e do desejo do paciente, são feitas de uma a duas sessões de clareamento no consultório. O profissional aplica o gel sobre o dente do paciente, de modo a deixá-lo agir de 40 minutos a 1 hora. Se a indicação for de duas sessões, elas devem ter 1 semana de intervalo. Nesse caso, o gel utilizado é o peróxido de hidrogênio. 

Ainda em relação ao clareamento dental de consultório, existe o chamado clareamento dental interno. Ele é indicado para casos em que houve escurecimento do dente após tratamento de canal. Também são feitas de uma a duas sessões e o agente clareador utilizado é o mesmo.

Como é feito o clareamento dental combinado?

O clareamento dental combinado, como o próprio nome já diz, é uma combinação do clareamento caseiro e o clareamento de consultório. É feita uma sessão no consultório e uma semana de clareamento caseiro.

Qual tipo de clareamento é melhor?

Em questão de resultado final, ou seja, o quanto o dente vai ficar “mais branco”, não depende do tipo de clareamento. Tanto o caseiro, o de consultório e o combinado têm resultados muito parecidos.

Em questão de rapidez de resultado, o mais rápido é o de consultório, já que demora no máximo uma semana para que seus dentes fiquem mais brancos, enquanto o caseiro e o combinado são duas semanas. 

Apesar disso, o clareamento caseiro e o combinado são os mais seguros em termos de sensibilidade e são os procedimentos nos quais o profissional pode controlar melhor a tonalidade de cor desejada pelo paciente.

E o clareamento dental a laser?

O clareamento dental a laser é quase a mesma coisa que o clareamento de consultório, mas é utilizada a luz a laser durante o procedimento. Essa luz acelera a ação do gel por meio da elevação da temperatura, diminuindo o tempo necessário para ficar em contato com os dentes. 

Porém, estudos recentes alertam os profissionais sobre o clareamento dental a laser: esse aumento de temperatura sobre os dentes pode causar danos à polpa dentária, proporcionando malefícios ao dente. 

Por isso, muitos profissionais deixam de lado o uso do laser e optam pelo clareamento dental de consultório sem o uso da luz, mas continuando com bom resultado final e livre de perigo.

Consigo saber o quanto meu dente vai clarear?

O profissional não consegue prever  qual tonalidade o dente do paciente consegue atingir. Cada pessoa possui uma capacidade máxima de clareamento e um tom específico do dente, não podendo ser mudada por meio dos géis clareadores.
Apesar disso, os resultados tendem a ser muito positivos!

Quanto custa o clareamento dental?

Para saber o  valor é necessária uma avaliação do cirurgião-dentista, para fazer um exame clínico e conhecer as expectativas do paciente, podendo assim proporcionar um orçamento fiel.

Preciso deixar de comer algum alimento enquanto faço clareamento dental?

No caso do clareamento de consultório é indicado evitar alimentos escuros ou com corantes fortes, como café, vinho tinto, refrigerante, molho de tomate, ketchup, shoyo, por 48 horas após o procedimento. Também é indicado evitar fumar.
No caso do clareamento caseiro, estudos recentes mostram que não é necessário evitar algum tipo de alimento ou o uso do cigarro.

Mitos e Verdades sobre o Clareamento Dental

Clarear os dentes com carvão

MITO: O carvão é abrasivo, o que causa um desgaste na superfície do esmalte. Esse desgaste dá a impressão de que os dentes estão mais claros, porque remove os pigmentos superficiais. Porém, o uso de abrasivos causa o desgaste excessivo da superfície do esmalte, deixando o dente mais frágil e a superfície da dentina (camada abaixo do esmalte) mais exposta, causando sensibilidade ou problemas maiores.

Clarear os dentes com água oxigenada

MITO: a água oxigenada não é o produto indicado para clarear os dentes. Apesar de existir essa substância nos géis clareadores, eles são aplicados nos dentes de forma que não entram em contato com a gengiva, bochechas ou língua. Quando é feito o bochecho com água oxigenada, além de não haver supervisão profissional ela entra em contato com toda cavidade bucal, o que não é indicado.

Clareamento dental pode causar sensibilidade

VERDADE: o clareamento dental pode sim causar sensibilidade nos dentes. Mas com a supervisão e acompanhamento profissional é muito difícil de ocorrer, além de que há opções para contornar esse problema, como o uso de flúor durante o clareamento.

Clareamento dental enfraquece ou estraga o esmalte dos dentes?

MITO: O clareamento age apenas nas moléculas de pigmentação do dente, não alterando a estrutura do esmalte ou da dentina.

O clareamento não deixa meus dentes como os dos atores e atrizes da televisão

VERDADE: Aquela cor branca, quase um branco parede, que observamos nos sorrisos de famoso não foi alcançado com clareamento. O que eles têm nos dentes são as chamadas lentes de contato, em que se colocam “capas” nos dentes originais, após um desgaste dos mesmos.

Nem todos os tipos de escurecimento dental vão clarear após o clareamento

VERDADE: Os dentes escurecidos por fatores chamados intrínsecos são mais difíceis de serem clareados por meio do clareamento dental. Os fatores intrínsecos são aqueles que vêm de dentro do nosso organismo, como escurecimento pelo uso de antibióticos ou algum outro medicamento, má formação do esmalte ou da dentina ou alguma condição genética.
Nesses casos, são mais indicados os procedimentos restauradores para melhorar a tonalidade.

Pastas clareadoras, chamadas de “Whitness” podem ser usadas para clareamento dos dentes

MITO: Essas pastas clareadoras são muito abrasivas, e seguem o mesmo princípio do carvão abrasivo: podem desgastar em excesso a superfície do esmalte, deixando o dente mais frágil e sensível. Além de danificarem o esmalte, também causam danos à gengiva.
Estes cremes dentais não devem ser utilizados diariamente de forma alguma. Os cremes dentais clareadores servem para manutenção do clareamento já feito. Devendo ser usado 2 vezes por semana.

As resinas nos dentes não clareiam com clareamento dental

VERDADE: O clareamento dental, independente do tipo, não clareia as restaurações em resina, agindo só na estrutura dental. Quando há uma restauração em resina no dente em que queremos clarear, o indicado é fazer o procedimento de clareamento e após a estabilização da cor dos dentes (em torno de uma semana) refazer a restauração em resina.

Dra. Ana Luiza Kalaf - Dentista

Dra. Ana Luiza Kalaf

Espero que esse artigo tenha resolvido suas dúvidas. Caso contrário, entre em contato com a gente!

Dentista no Alto da Lapa: Rua Cerro Corá, 585 cj 507 - São Paulo - SP

Dentista em Alphaville: Al. Grajaú, 60 - cj 2415 - Barueri - SP

Responsável Técnico:
Dra. Ana Paula Kalaf
CRO-SP do Responsável: 98094
CRO-SP da Clínica: 11142

Atendimento Particular e Convênios:
Amil Dental
Sulamérica Odonto
Care Plus (reembolso)
Odontoprev
Bradesco